A Equipa

_90A3951_edited_edited.jpg
 

Christin Lidzba

_90A3987.jpg

Christin tem mestrado em Pedagogia Social Internacional & Ciências Sociais e em Género e Desenvolvimento. Trabalhou 20 anos como especialista em Desenvolvimento Internacional, Elaboração de Políticas em Direitos Humanos e Direitos das Mulheres no Sul da Ásia, África Ocidental e Oriental, bem como nas Caraíbas. Tem trabalhado com várias ONG, agências governamentais e UNICEF, em cargos de liderança e consultoria. Entre outras funções, aconselhou os Ministérios da Educação na reforma educativa e trabalhou com professores no desenvolvimento curricular, formou professores e promoveu o empoderamento da juventude e das raparigas. 

 

Durante o seu trabalho, aplicou ferramentas como o Service Design e Human Centered Design, tal como é ensinado pelo OpenIDEO. Depois de deixar a sua carreira internacional há 2 anos, colaborou e trabalhou com uma Agência de Inovação com sede em Berlim (J2C/ Journey2Creation GmbH) com foco no desenvolvimento de liderança, liderança feminina e desenvolvimento de raciocínio empreendedor.  Residente do Sudoeste Algarvio por opção, Christin tem vindo a trabalhar nos últimos 3 anos na promoção da Inovação Social e do ecossistema Start-up com a J2C, com a Câmara Municipal de Lagos e com a WithCompany em Lisboa.  Ela está determinada em promover a participação dos jovens e em alternativas económicas sustentáveis na Região do Sudoeste do Algarve.

 

Malu Landaberea

WhatsApp%20Image%202020-07-02%20at%2018.

Malu é uma empreendedora de 23 anos com estudos na LEINN (Leadership of Entrepreneurship and Innovation) e é especializada em inovação e transformação social. Tem participado em vários programas sobre design de serviços, desenvolvimento de equipas, design de pensamento, impulsionar startups e inovação social.

Em 2018, participou no Koopfabrika, um programa anual de formação em empreendedorismo social cooperativo para o desenvolvimento de projectos profissionais e iniciativas sócio-económicas. Desenvolveu anteriormente o projecto BATURA, que actualmente colabora com universidades, instituições locais e administração local. Criou também o projecto EUSKALAKARIAK, que visa ajudar os jovens com deficiência a adquirir competências profissionais para entrar no mercado de trabalho. Actualmente, colabora com psicólogos e educadores para inovar a experiência do utilizador.

No último ano, tem desenvolvido a sua tese com a agência de inovação J2C, onde se focou na análise e desenvolvimento do impacto social da empresa e dos seus projectos. Durante este período, participou num projecto para desenvolver a inovação social e um ecossistema local no Barlavento Algarvio.

 

Chloe Rutherford

_90A3978.jpg

Chloe é uma terapeuta holística experiente e mentora há quase 20 anos, e é mãe de 3 crianças energéticas e empenhadas. Ela é profundamente apaixonada pela reforma na educação e já esteve envolvida em projectos anteriores que consideravam diferentes abordagens à aprendizagem e à comunidade. Ela traz consigo uma rica experiência do que funciona e também do que não funciona!! 

Tem particular interesse em criar e manter espaços seguros onde crianças e adultos se sintam nutridos e valorizados e onde a saúde mental seja uma prioridade máxima. Ela também traz consigo as suas novas abordagens à parentalidade com ferramentas regenerativas que permitem aos pais apoiar os seus filhos para que estes tenham um sentido de pertença e de significado - ambos são factores chave na capacidade de uma criança desenvolver uma autonomia saudável e um sentido pleno de valor próprio. Estas aprendizagens serão partilhadas com a comunidade de diferentes formas. 

Ela esteve muito interessada na Metodologia Lumiar quando trabalhou anteriormente com uma escola, mas mudou-se para o Algarve há um ano atrás para um estilo de vida diferente e para estar perto do mar. Ficou entusiasmada quando a equipa Nautiluz apareceu à sua porta. Revitalizada pela equipa incrivelmente diversa e experiente, ela entrou em Novembro de 2019 e está empenhada em apoiar esta incrível visão para se desenvolver de uma forma natural e focada.

 

Sónia Carvalho

WhatsApp%20Image%202020-07-04%20at%2015.

Sónia tem licenciatura em Matemática Aplicada, Ramo Educativo. Trabalha há 21 anos no sistema escolar público português, como professora. Nos últimos anos, tem apoiado jovens que não se encaixam bem no sistema de ensino, acreditando que cada criança é um potencial por descobrir. 

É apaixonada pela educação e juntou-se a este projecto porque acredita profundamente que é possível desenvolver uma aprendizagem eficaz, num contexto de felicidade e amor, preparando os jovens para um mundo em mudança, de uma forma sustentável e em harmonia e ligação com a natureza. 

A fim de crescer a nível pessoal e profissional, realizou vários cursos de formação, participou em seminários, workshops, actividades de sensibilização, encontros, alguns dos quais incluem: Dançar a Vida na Escola - um projecto de intervenção no contexto escolar, mindfulness para os professores, desenvolver o empreendedorismo na Educação de Adultos e na Educação Profissional para a Integração Social, Ecohabitare - Aprender na Comunidade, Autoridade, Mediação e Gestão de Conflitos na Escola", Sábados Pedagógicos do Movimento Escolar Moderno, curso MENTOR Inicial - Apoio Tutorial Específico, Sexualidade / Higiene, Prevenção e dissuasão no consumo de substâncias psicoactivas, Crianças e Jovens numa Sociedade em Mudança e Escolas em transição, voluntariou-se em Cabo Verde na instituição, Delta Cultura, ajudando as crianças com tarefas escolares. 

Com um gosto pelo desporto e o desejo de não deixar morrer a modalidade de Ginástica Rítmica na cidade de Portimão, criou um clube desta modalidade e faz parte da Direcção. Nesta mesma linha, complementou a sua formação com um curso de Juiz de Ginástica Rítmica e Treinador de grau 1. 

A sua principal motivação para fazer parte do Nautiluz é fazer parte da mudança no paradigma da Educação.

 

Wendy Coleman

316A5A6F-BA71-45CC-A8C8-A4048B3D8489_edi

Wendy tem mais de 20 anos de experiência em educação e escolas na supervisão e liderança, como mentora, supervisora e professora de matemática (5-8, 9-12) (MEd, Harvard).

Após muitos anos de trabalho, as prioridades de Wendy começaram a mudar com o nascimento da sua filha e ela foi gradualmente atraída para o área da educação; quando Ayanna chegou ao infantário, Wendy foi conquistada pela escola independente e progressista que eles tinham escolhido: as crianças estavam entusiasmadas por lá estar e a aprendizagem era autêntica.  Os planos para a educação de uma criança eram elaborados tendo em mente os pontos fortes e os interesses da criança.  Era difícil conseguir que as crianças saíssem e, no processo, a comunidade de pais juntou-se como uma grande família.  Os pais participaram na administração escolar, e ela foi totalmente atraída para tal.  

Com duas licenciaturas em Economia (B.A. Harvard, e MSc da London School of Economics) e um Mestrado em Administração de Empresas (Harvard), experiência com o banco de investimento Morgan Stanley, e com a empresa internacional de consultoria estratégica Boston Consulting Group, Wendy foi convidada a juntar-se a múltiplos comités escolares e integrou o comité de política de pessoal, o comité de finanças, e acabou por ser Tesoureira da escola e depois Chefe do Conselho.  Nos seus últimos anos com a escola (partiu quando a sua filha também saiu!), foi uma das conselheiras do Chefe da Escola.  

Separadamente, Wendy trabalhou como professora certificada de matemática (5-8, e 9-12) numa escola pública fora de Cambridge, MA, onde se concentrou na criação de ligações entre alunos: uns com os outros e com o meio envolvente. Colaborou com colegas para dar forma ao currículo, integrou comités de orientação curricular como mentora e supervisora de colegas que procuravam obter licenciatura.  Mas após 17 anos passados a ensinar numa escola pública tradicional de alto nível, viu-se confrontada com padrões ultrapassados que deixaram os estudantes mal preparados para assumir o trabalho que é necessário no mundo e estava cada vez mais determinada a regressar às raízes progressistas que a atraíram para a educação em primeiro lugar.

Wendy acredita que a escola deve ser um lugar onde os estudantes sejam valorizados e ouvidos; onde os estudantes possam explorar identidades individuais no contexto da comunidade, através das artes e do mundo físico; onde os estudantes tenham autonomia, que tenham sentido individualmente e em conjunto, através de ligações entre si e com os seus professores-orientadores, onde a aprendizagem seja impulsionada pelos interesses e necessidades dos estudantes, determinados pelo mundo à sua volta, socialmente, economicamente e ecologicamente.

 

Mirka Hlaváčová

WhatsApp%20Image%202020-10-30%20at%2016.

Célia Paula Oliveira é graduada em Receção Hoteleira (front-office) e tem licenciatura em assessoria de administração. 

Nos anos de trabalho em receção de hotéis adquiriu o know-how no acolhimento, comunicação e informação turística e desenvolveu intensamente uma das suas paixões: línguas estrangeiras. 

A sua experiência de 18 anos de gestão administrativa e académica numa instituição de ensino superior em front e back-office, diretamente ligada à receção e acompanhamento académico dos estudantes internacionais, tem nutrido a sua paixão pelas relações interpessoais e interculturais.  

O caminho que tem seguido na assessoria ofereceu uma visão ampla e sólida sobre relevância da estruturação e gestão administrativa, e a perspectiva de que o trabalho de equipa é o trampolim para o sucesso organizacional. 

Tem paixão pela diversidade cultural: línguas, hábitos, costumes e religiões - ter o mundo na secretaria todos os dias e poder apoiar na a integração dos estudantes é um privilégio!

É dedicada ao estudo de terapias holísticas, é apaixonada pela Macrobiótica e Ayurveda, é praticante de Meditação Transcendental, e de Biodanza SRT pela qual tem nutrido um profundo enamoramento. Para a Paula, é fundamental que o casamento da música com a dança crie um sistema de desenvolvimento humano, renovação orgânica, integração afetiva e reaprendizagem das funções originárias de vida. 

Acredita na vida em comunidade e cooperação como desenvolvimento da identidade de forma integrada, compreendendo todas as dimensões do ser humano e descobrindo e estimulando os potenciais genéticos que cada ser traz de nascença.

Aprecia humor e gargalhadas; é curiosa por natureza e movida pelo desejo de evolução sustentável e progresso.

 

Ana Martins

img_230_resize.jpg

Andre é o nosso super estagiário de Verão com uma enorme alegria e habilidade para criar. Para além de ser maravilhoso, está a formar-se em Ciências do Ambiente e Energia no Colégio Americano da Grécia, em Atenas, e a aprofundar os seus estudos, aplicando connosco os conteúdos aprendidos. Sendo natural de Boston e do Algarve, ele chama ao Atlântico a sua casa. Conheça-o quando puder.

 

Carolita Lamas

_90A3993.jpg

Carolita nasceu na Floresta Tropical Amazónica no Brasil, cresceu um pouco por todo o Brasil até se mudar para Oxford na Inglaterra na adolescência, onde terminou os seus estudos e se formou na Universidade em Comunicação, Meios de Comunicação e Estudos Culturais. Trabalhou na indústria cinematográfica durante muitos anos e como como professora de línguas e tradutora. A paixão pela educação sempre fez parte da sua vida, pelo que a oportunidade de mergulhar totalmente no projecto Nautiluz com parceiros tão apaixonados e conhecedores foi um sonho tornado realidade.

 

Angela Mesquita

img_242_resize.jpg

Andre é o nosso super estagiário de Verão com uma enorme alegria e habilidade para criar. Para além de ser maravilhoso, está a formar-se em Ciências do Ambiente e Energia no Colégio Americano da Grécia, em Atenas, e a aprofundar os seus estudos, aplicando connosco os conteúdos aprendidos. Sendo natural de Boston e do Algarve, ele chama ao Atlântico a sua casa. Conheça-o quando puder.

 

Paula Oliveira

_SAM3593_edited_edited.jpg

Célia Paula Oliveira é graduada em Receção Hoteleira (front-office) e tem licenciatura em assessoria de administração. 

Nos anos de trabalho em receção de hotéis adquiriu o know-how no acolhimento, comunicação e informação turística e desenvolveu intensamente uma das suas paixões: línguas estrangeiras. 

A sua experiência de 18 anos de gestão administrativa e académica numa instituição de ensino superior em front e back-office, diretamente ligada à receção e acompanhamento académico dos estudantes internacionais, tem nutrido a sua paixão pelas relações interpessoais e interculturais.  

O caminho que tem seguido na assessoria ofereceu uma visão ampla e sólida sobre relevância da estruturação e gestão administrativa, e a perspectiva de que o trabalho de equipa é o trampolim para o sucesso organizacional. 

Tem paixão pela diversidade cultural: línguas, hábitos, costumes e religiões - ter o mundo na secretaria todos os dias e poder apoiar na a integração dos estudantes é um privilégio!

É dedicada ao estudo de terapias holísticas, é apaixonada pela Macrobiótica e Ayurveda, é praticante de Meditação Transcendental, e de Biodanza SRT pela qual tem nutrido um profundo enamoramento. Para a Paula, é fundamental que o casamento da música com a dança crie um sistema de desenvolvimento humano, renovação orgânica, integração afetiva e reaprendizagem das funções originárias de vida. 

Acredita na vida em comunidade e cooperação como desenvolvimento da identidade de forma integrada, compreendendo todas as dimensões do ser humano e descobrindo e estimulando os potenciais genéticos que cada ser traz de nascença.

Aprecia humor e gargalhadas; é curiosa por natureza e movida pelo desejo de evolução sustentável e progresso.

 

Stefanie Payr

_SAM3587_edited.png

Steffy tem mestrado em Psicologia. Da exploração mais profunda das necessidades humanas e dos factores ecológicos construtivos sobre a dimensão social, surge o desejo de criar tais condições. O objetivo de construir ambientes regenerativos e ecológicos trouxe-a para o Algarve em 2016, onde se envolveu em projectos de permacultura e iniciativas de mudança social. Ela descobriu que especialmente o solo social e diversas interdependências humanas precisam de ser cultivadas para que um ecossistema resiliente possa crescer. A sua visão é encontrar um novo equilíbrio e um modelo de vida salutogénico baseado na natureza humana tribal, construindo comunidade e ligando o que se desligou. Ela é apaixonada por ajudar as pessoas a desvendar os seus potenciais, e ainda mais fascinada pelo potencial criativo colectivo de um grupo. Especialmente desde que se tornou mãe em 2019, começou a concentrar-se mais na educação e a ajudar a emergir novos paradigmas através da próxima geração dos nossos filhos, apoiando-os a desenvolver todas as suas capacidades inatas, que têm o poder de ir além do que se estabeleceu como realidade actual, e criar o novo.

 

Encorajada por um ambiente de aprendizagem natural e pela pedagogia que ela própria tinha experimentado quando criança, Steffy praticou uma aprendizagem informal e autónoma impulsionada pela curiosidade natural ao longo da sua vida. Isto ofereceu um entendimento corporificado sobre a capacidade que qualquer pessoa pode adquirir uma gama infinita de novas competências, e como isso afecta o nosso desenvolvimento de personalidade e resiliência de uma forma positiva. A expressão criativa através do corpo e das artes é um pilar principal no seu trabalho e estende-se à dimensão existencial: tornar-se a criadora da própria vida. É praticante de Biodanza, designer & artesã, adora trabalhar com têxteis, materiais naturais ou conteúdos digitais.